geografismos

diário de campo on-line para alunos de geografia. comunidade de évora-santa-clara



Dezembro 2, 2003

041
Cheio

De novidades e de razões para vos explicar esta gigantesca falta de escritas.
Primeiro:
A Blogger-Brasil que aloja este site anda caprichosa, pelo que nas poucas vezes que acedia à net levava sempre com mensagem de «erro» ou «em manutenção».
Segundo:
Só consigo aceder à net na escola, pelo que apenas nos intervalos tinha tempo livre mas não um computador livre...
Terceiro:
Os cavalheiros-incompetentes da netcabo não conseguem dar-me acesso e querem 50 euros para resolver o problema que eles criaram . Logo, aos fins de semana não tenho net e pago por isso e vou passar à ADSL
Quarto:
Passei mais de uma semana com um processo disciplinar no 7ºB (nunca fizera nada assim... no total ficaram mais de sessenta páginas...)
Quinto:
No voleibol lesionei-me e fiquei de canadianas. O que implicou andar muito, mas muito mais devagar e atrasar algum trabalho.
Sexto:
Na semana passada tive maçadas policiais. Isto porque assaltaram-me o carro e perdi um dia inteiro em papeladas, andei de cá para lá (em canadianas!) e perdi 6 horas intensivas de SIG¿s em Engenharia Geológica na Universidade de Évora. Obviamente não tive cabeça, nem tempo, para postar novidades.
Sétimo:
Uff...
Que saudades do nosso «Geografismos». !!

postado por: LUIS DE 10:29
enviar comentários para: luisde


040
Raízes com pé de fora

Tanto tempo. Tanto tempo que até parecia que a árvore do último post estava a criar raízes. Mas a árvore não tem pressa (e é bonita de ver...)

postado por: LUIS DE 10:00
enviar comentários para: luisde


Novembro 17, 2003

039
Geografia Física


Observo uma árvore: não se pode mover do seu lugar. Tem de suportar os rigores do clima e pode ser que uma tempestade a venha derrubar.

Se eu fosse confrontado com uma dificuldade idêntica, chorava. Mas a árvore canta. E mais bonito de tudo, é que ela canta para mim. Portanto vou aprendendo com a árvore. Não há pressa; não faz mal se tiver de esperar mil anos. Um só amor.

[extracto de correspondência enviada a Hogên Daidô por Jonas (Dinamarca) e aqui livremente adaptado]

in HOGÊN DAIDÔ
No Caminho Aberto
Assírio e Alvim, 1993


postado por: LUIS DE 10:24
enviar comentários para: luisde


links de blogs de alunos:
Meu Jornal
links de blogs interessantes:
Ervilha, Marciana, Geo(b)logia, I slide myself
links de sites interessantes:
WEB-SIG de Évora, Previsão do tempo, Évora vista do Espaço,
National Geographic

postado por: LUIS DE 10:19
enviar comentários para: luisde


038
Carlos

Hoje o dia é dedicado às Áreas de Projecto, por tal, às 14h10 o 7ºB vai poder ver projectado na parede da sala de informática esta imagem, feita pelo nosso Carlos dias antes. Na legenda lemos isto: «Eu fui ao Oceanário. Eu gostei do Golfinho».

postado por: LUIS DE 10:12
enviar comentários para: luisde


037
Geografia e fotografia aéreas

Como sabemos em Geografia o uso de fotografias aéreas é usual. Desta vez proponho-vos um «game»:
descobrir qual a cidade avistada e, se possível, identificar aquela «mancha branca» no extremo da península.

(fazer uma coisa destas será de campeão; para ajudar-vos ficam aqui uns «helps»: na foto só avistamos uma pequena parte da cidade, a disciplina de Inglês pode ajudar na sua localização e identificação, é uma cidade europeia e o seu país não é uma «península» mas uma «ilha»; quanto à «mancha branca», digamos que é uma instalação gigante construída no virar do milénio)


(fotografia do EUSI - European Space Imaging)

postado por: LUIS DE 09:04
enviar comentários para: luisde


Novembro 14, 2003

036
A lista de links

Este blog não está pensado para oferecer-vos uma lista com os sites da net nossos preferidos. Enquanto não descubro um código HTML capaz de resolver este senão penso inclui-los em forma de post (os links estarão sempre presentes logo a seguir ao primeiro post).
Vejam algumas imagens tiradas desses links:


National Geographic




Instituto de Meteorologia

postado por: LUIS DE 15:44
enviar comentários para: luisde


035
Formação cívica

Acredito que não devemos ter o direito de votar em qualquer eleição caso não se cumpram «mínimos» de cidadania. Um desses mínimos será a leitura do mais interessante jornal português: o «Público». Hoje, num artigo de opinião, citou-se Saramago:

«O mundo seguiu o seu caminho e deixou-nos para trás.»

postado por: LUIS DE 15:16
enviar comentários para: luisde


Novembro 13, 2003

034
A fotografia do professor de Geografia


Para os muitos que perguntam quem é afinal o professor de Geografia dos sétimos anos de Santa Clara, Évora, o José Bento do 7ºB decidiu dar uma ajuda numa das aulas de Área Projecto (quando aprendemos a usar o Paint do Windows e poucos sabiam usar um pc) pelo que revela-se aqui a minha imagem.


postado por: LUIS DE 15:04
enviar comentários para: luisde


033
A fotografia do teste de Geografia


Lembram-se desta fotografia? Era a primeira imagem do nosso teste (todos localizaram o sítio exacto em que foi tirada).


Pois reparem na foto sequente. «A senhora da foto», como muitos alunos referiram, mexeu-se...


postado por: LUIS DE 14:51
enviar comentários para: luisde


032
Irritado

Hoje é um dia não.
Uns quantos inconvenientes ocorreram às 10h00 da manhã com o meu 7ºB. Espero que ao lerem estas linhas haja alguma consciência e fique uma memória capaz de evitar futuros aborrecimentos: são coisas que merecem, para começar, uma conversa em particular.

postado por: LUIS DE 14:41
enviar comentários para: luisde


Novembro 12, 2003

031
O estado do tempo

Será matéria de estudo lá para a Primavera de 2004 nas nossas aulas de Geografia. Por agora deixo-vos uma imagem do satélite da METEOSAT às 6h00 de hoje.
E confirma-se: hoje de manhã não choveu :)))

postado por: LUIS DE 13:16
enviar comentários para: luisde


Novembro 11, 2003

030
Escalas com preocupação

Os sétimos anos andam com medo da Matemática (em todas as escolas de norte a sul do país!!). E com razão! A começar pelas conversões das unidades de medida de distâncias-. Passar Quilómetros a metros, metros a centímetros, centímetros a milímetros, e vice-versa (bom, para treinar 45 exercícios e para semana lá estaremos...).

Depois o cálculo de escalas. E são três coisinhas básicas que podemos saber com as escalas e os mapas:
1º: calcular distâncias na realidade(sabendo já qual a escala e a distância no mapa)
2º: calcular distâncias no mapa(sabendo já qual a escala e a distância na realidade)
3º: calcular escalas (sabendo já quais as distâncias na realidade e no mapa)
Havemos de treinar isto, porque para a semana lá estaremos...

postado por: LUIS DE 17:53
enviar comentários para: luisde


029
A grande e pequena escala

A propósito do novo tema de estudo «escalas» o João Roma, Delegado do 7ºC, fez-me uma brilhante sugestão:

O modo mais fácil de distinguir e memorizar a diferença entre mapas de GRANDE e PEQUENA escala será adjectivar a palavra «precisão» com as palavras em causa (mapas de Grande Precisão como os mapas de 1/ 10 000 ou mapas de Pequena Precisão como os mapas-mundi de 1/ 80 000 000).

Isto é importante porque é sempre fácil confundir um número fraccionário de denominador elevado (por exemplo, 1/ 80 000 000 cujo resultado é o número inteiro 0,0000000125) com um número inteiro elevado (por exemplo, 80 000 000).

Até à sugestão do João Roma o meu truque para não bralhar estes dois tipos de escalas era fazer a conta! Dividir a fracção da escala e comparar os resultados, asim o resultado de 1/ 100 um número «grande» quando comparado com o resultado de 1/ 250 000 que será «pequeno» (logo, «pequena escala»).

Com esta nova sugestão basta olhar para o Mapa e constatar que «vemos» com GRANDE precisão !! (no caso das cartas militares de 1/ 25 000, uma aldeia surge-nos com Grande Precisão, enquanto nos mapas-mundi de 1/80 000 000 as aldeias nem sequer se avistam e o mapa possui PEQUENA precisão)

postado por: LUIS DE 17:53
enviar comentários para: luisde


028
Oito e meia

8h30 da manhã, cá estamos no horário de atendimento dos encarregados de educação. O tempo frio faz ameaças e as castanhas de S. Martinho pedem um anoitecer gelado (daqueles em que a nossa respiração condensa ao contacto com o ar), de modos que mais logo, no largo do Giraldo, vou às «castanhas quentes e boas».

Em jeito de enquadramento cósmico às nossas castanhas de S. Martinho insiro uma fotografia do nosso planeta Terra com as coordenadas geográficas aproximadas de 20º Norte de Latitude e 0º de Longitude, pelas 8h30.



postado por: LUIS DE 09:09
enviar comentários para: luisde


Novembro 10, 2003

027
Potências de Dez

Para começar o tema das escalas vimos o filme potências de dez e recomendo-vos o site para explorar com vagar:
«Powers of Ten»

postado por: LUIS DE 16:43
enviar comentários para: luisde


026
Correio

Recebi algumas impressões (favoráveis, digo-vos!!) e umas quantas estórias de alunos e pais na conta de correio deste blog (luisde@netcabo.pt).

Lamento não responder no imediato, mas o tempo de ligação à net mal dá para ir mantendo em dia este nosso site.
Quanto a imagens que me enviem por email irá levar algum tempo para as colocar no «ar», isto porque tenho problemas com o alojamento de ficheiros-imagens no «espaço» do servidor da escola; mas se são imagens vindas de sites na www, então façam o favor de copiar a url do site em que consta a vossa imagem (a foto ou desenho sugeridos para publicar no blogue) e botá-lo na mensagem que escreverão para mim

postado por: LUIS DE 16:21
enviar comentários para: luisde


Novembro 6, 2003

025
Imagens de Évora

Imagem de foto.pt

postado por: LUIS DE 17:33
enviar comentários para: luisde


024
Viver em Évora

Vou percebendo que por vezes quem vive nesta cidade bonita de morrer sofre de claustrofobia, porque os passos em volta vão ficando menores e menores e menores... mas é uma terra boa e que, calhando, não é tanto uma questão de espaços fechados e exíguos mas de «disponibilidade mental». Os pequenos nadas contam e com «disponibilidade» faz-se a festa. A minha disponibilidade mental é a de quem encontrou uma escola, alunos e pais de alunos fantásticos.

postado por: LUIS DE 17:28
enviar comentários para: luisde


023
O blog do David Azedo do 7-B

O irrequietíssimo David Azedo apresentou ao mundo o seu blog de nome «O Meu Jornal». Já foram enviados para a sua caixa de correio os respectivos parabéns.
Pois é, foi uma descoberta solitária e merecedora do adjectivo «Excelente!!», isto para dizer que só contava com uma coisa destas lá para o meio do ano (por agora andamos às voltas com o Explorador, o Word e o Paint, mas o David é um adiantado).

Visitem o bloguista David em http://www.davidazedo.weblogger.terra.com.br/.

postado por: LUIS DE 17:06
enviar comentários para: luisde


Novembro 5, 2003

023
Encarregados de educação reunidos

Faltam 15 minutos para a reunião com os encarregados de educação do 7ºB. Espero que apreciem o esforço dos professores dos seus educandos e o próprio esforço destes últimos.
e já agora que visitem este nosso blog.

postado por: LUIS DE 18:10
enviar comentários para: luisde


022
As notas

Dos testes e dos trabalhos. Já foram entregues e corrigidos, falta só a assinatura dos encarregados de educação.
Quem não atingiu boas notas que se esforce muito e muito mais nas aulas e aguarde pela desforra do próximo teste escrito.
Quanto aos trabalhos posso dar alegrias gerais: em 98 alunos só faltam entregar tpc's atrasados uns meros 30 (12 alunos no 7ºA, 7 no 7ºB, 8 no 7ºC e 3 no 7ºD). Confesso que são muitos alunos com contas em atraso mas, diga-se em abono de verdade, no geral há meios-trabalhos para cada um destes colegas e que em todas as aulas mandei trabalhitos algo grandotes (mas sem trabalho não se faz Geografia, né?? :)

postado por: LUIS DE 18:07
enviar comentários para: luisde


Novembro 3, 2003

021
O Zé Bento do 7ºB


O Zé bento é fantástico. Não é nosso colega em Geografia ou outras disciplinas não curriculares, mas sim em Estudo Acompanhado, Formação Cívica e Área de Projecto. Esforça-se e faz os possíveis e impossíveis para se superar. Só vos digo que andamos a aprontar uma surpresa ao resto da turma: estejam atentos aos trabalhos gráficos do Zé Bento... ler ou escrever com fluência não é bem assim, mas estética é com o Zé!!

postado por: LUIS DE 14:08
enviar comentários para: luisde


020
A crise da semana passada

A anterior segunda-feira passou-se em crise. A minha direcção de turma (olá 7ºB !!) entrou numa espiral de emoções, enervamentos e desabafos. Vinha aí o fim do mundo.

Por um lado, as costumeiras indisciplinas de uns quantos a prejudicar o normal funcionamento das aulas (e os professores, meus colegas, bem o dizem!) mas, por fim, também os protestos de uma mão cheia de colegas (colegas-alunos, sim, porque em aulas de Geografia quando todos nós fazemos Geografia só podemos ser colegas de Ofício): que a meia dúzia de sempre já não têm graça nenhuma com as confusões que aprontam entre si. Creio que sim, claro! Não têm graça nenhuma...

Por outro lado, aconteceu a Crise dos Piolhos. Meus caros, isto são coisa da vida, pura situação de rotina (melhor, de farmácia) que nada teria de complicado não tivesse sido o caso, ou pretexto, para andarem a repensar as vossas amizades, reformar alianças e cumplicidades de uma forma tão tumultuosa. Ou muito me engano ou ainda terão de arranjar uma ovelha negra na turma à força - Cuidado com essas descriminações e injustiças.

Obviamente a crise dos piolhos passou: foi um falso alarme!! Agora que já passou podemos dizer que não foi nada, mas os ânimos exaltaram-se e houve choros desnecessários em Estudo Acompanhado, com trocas de galhardetes: a Ana chorou emocionada com tamanhas injustiças dos seus pares, outros garantiam que iriam mudar de turma, enfim o diabo a sete..

A rapidez destes fenômenos é extraordinária. Na terça-feira seguinte já tudo era outra louça... Contudo, uma semana depois, apareceram outros dramas existenciais, pelo que vou inteirar-me dos factos.

Para além destes episódios chegou-me aos ouvidos zunzuns de que a tal «indisciplina» (ou desatenção ao trabalho) lá melhorou... a ver vamos.

postado por: LUIS DE 14:06
enviar comentários para: luisde


019
Faz tempo

Que não há posts, isso já devem ter reparado. Durante uma semana houve motivos caídos do céu para não postar: as reuniões de professores, os testes, a Internet, o acesso ao computador da escola, etc. etc.
Acumulei tantas novidades que agora já não o são... vamos lá por ordem: aminha direcção de turma que anda muito melhor mas muito emotiva, os testes de Geografia (humm..), a próxima reunião de encarregados de educação e Évora...

postado por: LUIS DE 14:02
enviar comentários para: luisde


Outubro 27, 2003

018
Área de Projecto

Acabou agorinha a nossa aula. O Word já não vai mal e o Paint está a dar uns frutos muito especiais, falta dominar o Explorador do Windows e as versões em língua inglesa. Mas medo da informática já não é como fora no arranque das aulas.
Com o tempo iremos lançar imagens para o nosso blog.

Vejam o exemplo desta inserção de imagem, retirada da galeria de fotos do João Vasconcelos em www.foto.pt:






postado por: LUIS DE 16:26
enviar comentários para: luisde


Outubro 23, 2003

017
doutorinha


Hoje não consegui telefonar-lhe. E logo eu que gosto tanto da minha doutorinha.
Que saudades.

postado por: LUIS DE 17:37
enviar comentários para: luisde


016
Para brincar nos intervalos do estudo

Jogar on-line na «Magia dos Números» !!

É um site que ainda agorinha um aluno do 7ºA (o André Mira) esteve a praticar em Estudo Acompanhado comigo.
Não conhecia a «coisa» mas digo-vos que é interessante, dá para aprender e praticar imensa Matemática (i love it !!).
(caso o link não funcione podem digitar o seguinte endereço http://nautilus.fis.uc.pt/mn/)

postado por: LUIS DE 17:27
enviar comentários para: luisde


015
No dia do teste, não esquecer

(podem ir descontraídos com o factor tempo: o teste leva 45 minutos a ser feito mas darei mais tempo se necessário, no máximo teremos 90 minutos de teste)

Como teremos tempo de sobra após o teste há que aproveitar para:
> corrigir os trabalhos de casa anteriores
> realizar os próximos trabalhos de casa (adiantar serviço!! digo-vos que os campeões do 7ºC já os fizeram nesse tempinho «pós-teste»..)

Adianto-vos o que será o «TPC»:
> transcrever o esquema «tipos de mapas» (ver página 28, figura 16 do manual)
> responder às «actividades» da página 29 do manual
> construir uma tabela com os diversos «tipos de escala» (ver página 30 do manual)

Bom trabalho :)

postado por: LUIS DE 17:14
enviar comentários para: luisde


014
Geografia para testes de avaliação

É o primeiro teste escrito à séria que os sétimos anos de Santa Clara, Évora. O 7ºC fez hoje o seu (a turma anda adiantada uma semana devido aos feriados civis e ao facto de Geografia ter apenas um bloco de aulas por semana), mas os 7ºA, 7ºB e 7ºD ainda podem consultar aqui a lista de temas e dicas para o teste.

> definição de Geografia
> descrição de paisagens
> formas de representar a Terra
> projecções cartográficas
> elementos fundamentais do mapa

O teste tem quatro figuras (uma delas é uma paisagem com Évora em primeiro plano e dou um bónus a quem souber qual o local em que foi tirada a foto), quatro páginas e um desejo de bom trabalho.

postado por: LUIS DE 17:03
enviar comentários para: luisde


O13
Geografia em Évora

Orlando Ribeiro o mais prestigiado geógrafo português, o pai da moderna Geografia portuguesa, contava uma estória estranhíssima, uma coisa de doidos, sobre Évora e um geólogo dos tempos da Maria Carqueja... quando a reencontrar posto-a aqui.

postado por: LUIS DE 17:01
enviar comentários para: luisde



arquivo