-- 2009 marcará a terceira vez de um All-Star em Phoenix –

PHOENIX, dia 8 de novembro de 2007 – Phoenix, cidade da equipe do jogador brasileiro Leandrinho Barbosa, foi selecionado como o local do NBA All-Star 2009, o David Stern, diretivo da NBA, anunciou hoje. O 58º Jogo de Todas-as-Estrelas (All-Star) será jogado no US Airways Center, lar das equipes Phoenix Suns e as campeãs de 2007 da WNBA Mercury, no domingo, dia 15 de fevereiro de 2009. Uma audiência mundial verá os eventos por televisão em mais de 200 países. Os fãs nos Estados Unidos assistirão toda a ação através do canal TNT. Phoenix hospedou também o All-Star em 1975 e em 1995.

“Phoenix é uma grande cidade esportiva e de entretenimento, assim que é natural que se transformará uma vez mais na capital do basquete mundial,” disse o Stern. “Nós apreciamos a liderança do Jerry Colangelo, do Robert Sarver e da organização dos Suns por nos convidar para fazer do seu estádio o nosso lar para o que promete ser um animado e divertido All-Star”.

NBAE/Getty Images
Mitch Richmond marcou 23 pontos em 22 minutos e ganhou o titulo do Jogador Mais Valioso.
As competições do All-Star começarão na sexta-feira, dia 13 de fevereiro, quando os novatos da liga e os jogadores de segundo-ano se enfrentarão no Desafio dos Novatos. A animação continuará no dia seguinte com a noite de sábado do NBA All-Star, que inclui Shooting Stars, uma competição de arremessos que destaca jogadores e ex-jogadores da NBA e da WNBA, Desafio das Habilidades, uma competição onde os melhores alas da liga passam por um circuito de agilidades contra o relógio e o Concurso de Arremessos de Três Pontos, onde seis dos melhores cestinhas competem um contra o outro. O grande final da noite, o Slam Dunk, a competição de enterradas que destacará alguns dos melhores atletas da NBA.

“Nós estamos orgulhosos que Phoenix será destacado ao redor do mundo com a cobertura de mídia do NBA All-Star de 2009,” disse o sócio dos Suns Robert Sarver. “Este é um grande exemplo de como a liderança da nossa cidade pode trabalhar para trazer eventos com grandes impactos econômicos a Phoenix”.

Não toda a ação ocorrerá na quadra, pois a NBA comemorará a sua tradição e compromisso à responsabilidade social com uma programação de eventos da NBA Cares (NBA Se Preocupa) que ocorrem durante todo o All-Star. A NBA Cares entrará em parcerias com escolas, governo e organizações filantrópicas locais em Phoenix e em áreas vizinhas para destacar as iniciativas comunitárias da liga que alcançam milhões de crianças e seus pais ao fornecer recursos críticos para programas da comunidade.

Uma das atrações mais popular do All-Star é o Jam Session, o maior parque interativo de basquete do mundo, que acontecerá no centro de convenção de Phoenix. Em sua 16ª edição, o Jam Session caracterizará mais de 450.000 pés quadrados de diversão temática de basquete para fãs de todas as idades - o equivalente de 48 quadras oficiais de basquete da NBA ou de 18 milhões de bolas de basquete. No Jam Session, os fãs podem testar as suas habilidades em mais de 30 atrações inéditas, como comparar sua mão e o tamanho de sapato com os dos seus jogadores favoritos da NBA, competir em desafios de habilidades, enterradas e arremessos de três pontos, e até conhecer pessoalmente alguns dos seus jogadores e ex-jogadores favoritos da NBA, celebridades e cantores. O Jam Session oferece também uma área extensiva de cartões e artigos colecionados, a loja da NBA, onde os fãs podem comprar mercadorias exclusivas, e a Quadra Central, lar de entretenimento do All-Star, onde os fãs podem assistir ao vivo a treinos de basquete, shows das dançarinas e mascotes da NBA, competições e jogos com celebridades e jogadores da NBA e WNBA.

O evento de 2009 marcará a terceira vez que Phoenix hospeda o All-Star. No dia 15 de janeiro de 1975, o New York Knicks com a ajuda do famoso jogador Walt “Clyde” Frazier ganhou do oeste com 30 pontos - incluindo 10 de 17 arremessos de quadras - para capturar o titulo do Jogador Mais Valioso. Jogado no Veterans Memorial Coliseum, o jogo é lembrado pelos desempenhos de muitos dos futuros jogadores que entraram no Salão da Fama incluindo o Rick Barry do Golden State Warriors, John Havlicek do Boston Celtics, e Kareem Abdul-Jabbar do Milwaukee Bucks. O Charlie Scott do Phoenix Suns participou também no jogo. No final, o leste, treinado pelo K.C. Jones do Washington Bullets, prevaleceu por 108 a 102, contra o oeste, treinado pelo Al Attles dos Warriors.

O jogo do All-Star retornou ao deserto 20 anos mais tarde no dia 12 de fevereiro de 1995, quando as estrelas dos Suns, Charles Barkley e Dan Majerle, estavam entre os selecionados para jogar e o ala do Sacramento Kings Mitch Richmond marcou 23 pontos em 22 minutos e ganhou o titulo do Jogador Mais Valioso. Jogado no America West Arena, o ex-jogador dos Suns Paul Westphal foi o técnico do Oeste, que venceu por 139 a 112 contra o Leste, treinado pelo Brian Hill do Orlando Magic. O Jogo destacou os talentos de muitos jogadores ainda competindo na NBA hoje incluindo o Dikembe Mutombo, Shaquille O’Neal, Gary Payton, Penny Hardaway, Grant Hill, e Alonzo Mourning.