Be 1 of 750 Free Software Supporters in our year end fundraiser

Richard Stallman anunciou em Setembro de 1983 o plano para desenvolver um sistema operacional livre compatível com Unix chamado GNU. O GNU é o único sistema operacional desenvolvido especificamente para garantir a liberdade dos usuários.

O que é GNU?

O Projeto GNU foi lançado em 1984 para desenvolver um sistema operacional completo compatível com Unix que seja software livre: o sistema GNU.

O kernel do GNU ainda não está finalizado, assim o GNU é utilizado com o kernel Linux. A combinação do GNU com o Linux é o sistema operacional GNU/Linux, no momento utilizado por milhões de pessoas.

Algumas vezes, esta combinação é chamada incorretamente de Linux. Existem muitas variações ou “distribuições” do GNU/Linux.

Nós recomendamos as distribuições GNU/Linux que são 100% software livre; em outras palavras, que respeitam inteiramente a nossa liberdade.

O nome “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU's Not Unix”; (GNU não é Unix). Pronuncia-se gui-noo.

O que é Software Livre?

Software Livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em liberdade no sentido de “liberdade de expressão”, não como “cerveja gratuita”.

O Software Livre é uma questão de garantir aos usuários a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, modificar e melhorar o software. Mais precisamente, isto se refere a quatro tipos de liberdade para os usuários de software:

  • A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0).
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

O que é a Free Software Foundation?

A Free Software Foundation (FSF) é a principal organização patrocinadora do Projeto GNU. A FSF recebe doações muito pequenas de corporações ou de fundações, mas depende do apoio de pessoas como você.

Por favor, considere a possibilidade de ajudar a FSF se tornando um membro associado, comprando manuais e outros itens ou doando dinheiro. Se você usa Software em sua empresa, você pode também se tornar um patrocinador corporativo ou um distribuidor especial de software GNU como forma de ajudar a FSF.

O Projeto GNU empenha-se na missão de FSF de preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir programas de computador, e defende os direitos dos usuários de Software Livre. Nós defendemos as liberdades de expressão, imprensa e associação na Internet, o direito de usar softwares de criptografia para comunicações privadas, e o direito de escrever software sem empecilhos com monopólios privados. Você também pode aprender mais sobre estas questões no livro Free Software, Free Society.

A FSF também tem organizações co-irmãs na Europa, América Latina e Índia.

Freedom Fry

Stephen Fry

Stephen Fry apresenta o software livre a você, e lembra de um aniversário muito especial.

GNUs Flashes

Escute a entrevista de RMS para o Show de Usuários GNU/Linux no formato OGG.

O Parlamento Europeu votou contra (648 a 14) uma tentativa de impor patentes de software na Europa!

O artigo Absurdos das Patentes, de Richard Stallman, convocando o Parlamento Europeu a rejeitar regras que permitam patentes de software, foi publicado no Guardian.

Para outras notícias, bem como para mais itens que costumam estar na seção GNUs Flashes, veja O que há de novo no Projeto GNU.

Parta pra ação

Outras ações

Mais Informação

de volta ao topo

Traduções desta página