Esta página estava anteriormente disponível no Terravista, “praia” do Guincho, 1421. Por indisponibilidade deste servidor, e tendo por única opção realista pura e simplesmente retirar estes conteúdos do “cíber-espaço”, decidi mantê­‑los aqui sem modificações. Desculpem os erros por corrigir e inevitáveis desactualizações. Assim que tiver uma página equivalente actualizada (ou seja, para a maioria delas, nunca) a antiga será substituída por uma ligação.

Instruções, explicações e convenções

referentes às Bandeiras do Bacano

Índice


Introdução

As imagens apresentadas nestas páginas seguem os padrões da colecção Flags of the World, que preconiza imagens em formato GIF (usando a cor transparente para bandeiras não quadrangulares), contendo apenas a composição do pano (sem mastro, franjas ou cordas), com uma altura fixa de 216 píxeis (anteriormente, 217) e reduzidas a uma paleta de profundidade variável mas contendo apenas cores browser safe, isto é, com coordenadas RGB iguais a 0, 51, 102, 153, 204 ou 255 (em hexadecimal, 00, 33, 66, 99, CC ou FF).

À direita de cada imagem é apresentada de forma concisa informação sobre esta que poderá ou não estar presente no texto alusivo. Na parte superior dá-se informação sobre a bandeira, na parte inferior, sobre a imagem utilizada. É utilizada a seguinte simbologia:


Tipo de bandeira

Classificação preconizada por Whitney Smith e aprovada pela FIAV — Federação Internacional de Associações de Vexilologia. Cada um destes símbolos (que podem ser acumulados na descrição de uma mesma bandeira) pode anteceder informação mais detalhada, tal como datas ou referências bibliográficas. (GIFs in-line por Zeljko Heimer)

Normal*: Sem significado específico, este símbolo antecede geralmente explicação mais detalhada. Explicita todavia que a imagem da bandeira é ilustrada com a tralha lo lado esquerdo do observador, que é a representação habitual em vexilologia (cp. símbolo para "Tralha à sinistra")
Proposta: Bandeira proposta; (ainda) não utilizada.
Reconstrução: Figura construída a partir de descrição escrita imprecisa ou qualquer fonte de informação imcompleta.
Variante: A bandeira não tem oficialmente fixados alguns dos seus pormenores, apresentando-se apenas uma ou várias imagens possíveis.
Alternativa: Para o mesmo uso existem várias bandeiras, apresentando-se (alg)uma(s) delas.
De facto: Bandeira (ainda) não oficializada mas efectivamente usada.
Histórica*: Bandeira sem utilização (oficial) actual.
Com dois lados: A imagem apresentada é o obverso (lado "principal", oposto ao reverso) de uma bandeira cujo obverso não é idêntico ou simétrico deste.
Reverso: A imagem apresentada é o reverso (oposto ao obverso, lado "principal") de uma bandeira cujo reverso não é idêntico ou simétrico deste.
Tralha à sinistra: A bandeira é apresentada com a tralha (parte da bandeira que assegura a ligação ao mastro) no lado direito do leitor (portanto do seu lado esquerdo, ou sinistro), em vez de do lado esquerdo, como é habitual. Nalgumas culturas considera-se o obverso nesta posição. Naturalmente, só faz sentido referir este facto para bandeiras sem simetria vertical e/ou com reverso diferente do obverso.

* Símbolos adicionais, ainda não aprovados pela FIAV.


Uso da bandeira

Nas bandeiras nacionais (e nalgumas outras em que faça sentido) refere-se o seu uso no mar e em terra, e por entidades particulares, civis e militares, aplicando o sistema de "pontos em grelha" (de a ), cuja presença ou ausência indica a utilização ou não da bandeira em causa para cada um dos seis fins referidos, num total de 64 combinações possíveis. Este sistema foi concebido por Whitney Smith e aprovado também pela FIAV. (GIFs in-line por António Martins) Eis alguns exemplos:

Bandeira nacional Pavilhão nacional Bandeira nacional e pavilhão estatal
Pavilhão mercante Bandeira estatal Bandeira e pavilhão de guerra
Bandeira militar Pavilhão da Armada Bandeira e pavilhão nacional
Bandeira civil Bandeira estatal e militar Pavilhão estatal e militar

Exemplo em ponto grande ilustrando o uso das diversas bandeiras da República Portuguesa:

Uso particular Uso estatal Uso militar
em terra
no mar

Cores

Quando necessário referir cores utilizar-se-ão ou pequenos rectângulos da cor respectiva ou (para não "carregar" demasiado as vizinhanças da bandeira, retirando-lhe proeminência gráfica) a simbologia habitual, tanto as abreviaturas da FIAV como rectângulos cheios com os padrões utilizados em figuras heráldicas a preto e branco (sistema Pietra Santa):

metais branco (prata) argent

W
amarelo (ouro) or
Y
esmaltes preto# sable
N
vermelho geules
R
azul blau
B
verde sinople
V
púpura*# purpure
P
laranja* tenné
O
castanho*+ marron
M
cinzento+ fer
G
forros arminhos hermine (não considerado
em vexilologia)
veiros vair

* Símbolos não considerados no sistema Pietra Santa original, mas incluídos a posteriori.
# Em heráldica tradicional não são considerados esmaltes autênticos, já que se podem colocar sobre outros esmaltes.
+ Não se utilizam em heráldica tradicional.


Outros símbolos

! Chama a atenção para alguma particularidade insólita, tipicamente no caso de bandeiras fictícias ou variantes erróneas.
? Indica incerteza ou desconhecimento.
© Nome de quem construiu a imagem.
> Fonte para a construção da imagem ou do texto citado ou referido.
OBRAS!
OBRAS!
Imagem não definitiva ou em falta
PANTÓGRAFO
PANTÓGRAFO
Imagem cujo original não foi produzido de acordo com os padrões da colecção Flags of the World, tendo por isso sido deformada para promover a comparabilidade das diversas bandeiras. A imagem original pode ser visualizada clicando a imagem deformada.
LUPA
LUPA
Imagem que, embora construída fora dos padrões da colecção Flags of the World, é aqui apresentada em duas versões: na página, uma versão optimizada com antialiasamento para 216 píxeis de altura, e uma outra, maior e sem antialiasamento, que deu origem à primeira — e que pode ser visualizada clicando a imagem. (Trata-se de um aprefeiçoamento da solução acima)

Bandeiras do Bacano: Instruções | Historial | Ligações | página formatada por António Martins