A.F.C.
História
Mapa/Resultados
 
Andebol
Basq.Feminino

 

Basq.Masculino

 

Bilhar
 
H. Patins
Campismo/Montanh.
Capoeira
Ginástica
Karaté
Escolinhas
Eventos
Fotos
Sugestões
Chat
Index
F.A.P
F.P.B.
F.P.P.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
História

 

Pode situar-se em 1909 o embrião do qual viria a nascer, mais tarde, o Académico Futebol Clube. Dois anos depois, esse embrião tinha já denominação: era o “Grupo dos Estudantes”. A sua denominação resulta da “classe” dos seus componentes, oriundos, os primeiros, do Liceu Alexandre Herculano, a que se juntaram, depois, os alunos do Liceu Rodrigues de Freitas, Escola Raúl Dória e de outros colégios particulares.

Como natural consequência da capacidade e do espírito empreendedor dos seus fundadores e da sua massa associativa, em 1923 o Académico Futebol Clube, iniciou a construção do Estádio do Lima e a sua inauguração é feita em 16 de Março de 1924. O 1º Estádio relvado em Portugal destinado à prática de futebol, circundado por duas pistas: uma de atletismo (em cinza) e outra de ciclismo (em cimento), permitindo assim a realização de muitos jogos Internacionais.

Já em 1927, nos terrenos junto ao estádio e à sede social, ampliaram-se as instalações, erguendo-se “courts” de ténis, jardins de recreio, parque de campismo e ginásio. Então o clube mantinha em actividade várias centenas de praticantes, das mais diversas modalidades, designadamente o futebol, andebol, atletismo, ciclismo, raguebi, ténis, basquetebol, hóquei em campo, ténis de mesa, bilhar e ginástica. O Académico Futebol Clube,constituía-se assim no maior e melhor espaço desportivo do País.

VIRAGEM IMPOSTA: Na década de 1960, e ao fim de 50 anos de vida exemplar e digna,o Académico perde o seu estádio. Compelido a abandonar a prática de algumas modalidades, vê-se obrigado a repensar novos caminhos. Opera-se a " Viragem ". Nos terrenos contíguos à Sede e que conseguiu manter, levanta-se nova obra. Constroem-se dois pavilhões e dois ginásios, bem como o parque de campismo virado para a Rua do Lima, reformulando assim, a sua filosofia desportiva.

Depois dos enormes êxitos do Atletismo, Cilclismo e Futebol, seguiram-se novas vitórias e conquistas através do Andebol, Basquetebol e Hóquei em Patins.

Orgulhamo-nos hoje, de honrar o espírito Academista, Solidário e Desportivo dos nossos Fundadores.

Estádio do Lima - Primeiro Estádio relvado em Portugal (1937)
Primeira Edição do Jornal "O Académico" - 04.Novembro.1955
Ribeiro da Silva - Lenda do Ciclismo Nacional - Vencedor da Volta a Portugal 1957
Homenagem da Cidade ao nosso Clube (Situada num dos maiores pólos Universitários)